Instagram

Siga-me!

Deco

Como decorar prateleiras e estantes

29 de abril de 2019

Elas preenchem e enfeitam nossas paredes, mas como decorá-las?


Categorias dos itens a utilizar:
✓ Itens decorativos
✓ Quadros e porta retratos
✓ Livros
✓ Plantas e flores
✓ Itens pessoais

1. Variar tipo, altura, textura e tipo de objetos.

A composição e mistura de itens, é o que torna o conjunto interessante. Então, tende variar e equilibrar na quantidade, mas abusar das alturas, cores, texturas e todas as demais diferenças entre os itens. Utilizar vários acabamentos de metais (rose gold, dourado e prata), vidros, espelhos, amadeirados e texturizados.

2. Escolher uma paleta de cores.

Estabelecer um esquema de cores, guiará nas escolhas e nas combinações dos adornos. Além de deixar o resultado mais harmônico e visualmente interessante.

3. Alterne os itens com livros

Disponha ou empilhe os livros, sempre finalizando com um objetivo decorativo. Sobre eles ou os apoiando, desta maneira os livros estarão sempre intercalados com os objetos decorativos. Se estiver em dúvida, comece sua decor por eles, agrupando por trios ou conjuntos, distribuindo pelos nichos e depois insira os demais adornos. São ótimo artifício, para adicionar altura aos itens que precisam.

4. Utilize as plantas variadas

Elas trazem mais vida, cor e textura as estantes e prateleiras, então use e abuse delas!Ficam, como ótimo acabamento sobre os livros,  por exemplo. Mas se concentre em espécies que requerem pouca rega ou por versões artificiais.

5. Praticidade e funcionalidade

Não se esqueça que estes espaços, também servem para organizar e estocar seus objetos. Então, não esqueça de dispor caixas organizadoras e decorativas, cestos e itens de organização, em alturas de fácil acesso.


Tenha paciência e faça este processo aos poucos e preenchas os espaços conforme quiser. Afinal, não é necessário ocupar toda a superfície. Estilos minimalistas, por exemplo, utilizam poucos itens e deixam sempre espaços de respiro.

O que é sempre uma boa aposta, independentemente de quantos itens queira utilizar! Então, deixe sempre algumas áreas livres, pelo menos para respiro visual.  Inspire-se:


Se inspirou? Deixe-nos saber e comente!

Até a próxima!


. Dayane Moraes .  Arquiteta especialista em Design de Interiores

    Escrever uma resposta

    Instagram

    Follow Me!